Crescimento infantil: O que é normal?

Nas conversas em consultórios médicos ou nas filas pela vida, a dúvida sobre o tamanho dos filhos sempre surge. Muitos pais sofrem com essa dúvida, já eu, sempre ouvi o que minha mãe dizia, que cada criança é única.


O desenvolvimento de um filho nunca será igual ao outro. E tem mais, as crianças da mesma idade tem diferença de desenvolvimento, comportamento e crescimento.

Nos sites sobre criança, sempre vemos: 'com tantos anos a criança começa a falar', 'com tantos anos seu filho dará os primeiros passos', no final dos textos encontramos a seguinte frase: "Todas as informações são apenas estimativas, algumas crianças se desenvolvem antes e outras depois, em caso de dúvida procure um médico".

Leia também:
12 alimentos que crianças menores de 2 anos não podem comer
Diga sim à amamentação

Em relação ao desenvolvimento das crianças tudo é normal. Depende do ambiente em que vive, da alimentação, da genética. Li num grupo outro dia sobre uma mãe com dúvidas sobre a altura da filha, que tem 8 anos e as pessoas acham que ela tem apenas 5 anos. Cada caso é um caso, para saber se a altura da menina esta correta, deve-se levar em conta a altura dos pais, se ela nasceu prematura ou de tempo, se tem alguma predisposição ao nanismo.

Meu conselho para os pais é não se culpar e se preocupar excessivamente. Eu tive uma filha prematura, que hoje tem 14 anos e tem o tamanho ideal para idade, mas durante alguns anos, ela foi baixo peso. Eu fazia acompanhamento mensal com pediatra e quando ela entrou na escola com 6 anos, já estava no mesmo tamanho da média.

Já a minha caçula, nasceu de 38 semanas e era um bebê GIG (Grande para Idade Gestacional).Ela tem 3 anos e as pessoas sempre dizem que tem mais, pela sua esperteza e tamanho. Com as duas e pude ter certeza das palavras da minha mãe: "Cada filho é único".

Comentários