Quer mudar de emprego? 5 fatores para levar em conta

O Brasil está passando por uma grande crise financeira, são mais de 13 milhões de pessoas desempregadas. Mesmo com o país passando por isso, muitos profissionais almejam crescer na carreira e conquistar novos horizontes.

Quer mudar de emprego? 5 fatores para levar em conta

É fácil pensar que os profissionais que estão empregados e que possuem uma carreira, não cogitem trocar de empresa ou de função, pois estão seguros em suas funções. Mas, muitas vezes, isso não é verdade.

As pessoas estão sempre buscando novos desafios e para esses profissionais, pode significar ter que mudar de emprego. Mas por que um profissional abandonaria seu emprego seguro para se aventurar em outra empresa ou carreira? São vários fatores, talvez seja pelo desafio, crescimento profissional e pela busca de novos horizontes. Mas para que tudo ocorra corretamente, antes de largar o certo pelo duvidoso, o profissional deve levar em conta 5 fatores importantes:

Leia também:

Equilibrar a carreira com a maternidade é possível
Coach mostra como aumentar a produtividade com 5 atitudes
Trabalhe o seu marketing pessoal

1. Plano de carreira 

Trocar de emprego seguidamente não faz bem para o currículo, pois esse é um requisito que recrutadores avaliam na hora da contratação. É importante avaliar a empresa para ter certeza sobre promoções e evolução de funcionários, pois trocar um emprego e continuar no mesmo cargo sem perspectiva de crescimento é o mesmo que voltar a estaca zero. Avalie a política de planos de carreira da empresa pretendida e compare com a política do seu emprego atual. Outras questões devem ser avaliadas também, entre elas: a situação da empresa pretendida no cenário econômico do país, se os benefícios estão de acordo com o mercado de trabalho e se haverá uma evolução na sua carreira.

2. Motivação: 

Por que você quer mudar de emprego? Nesse item o assunto principal é a motivação que um profissional tem para mudar de emprego em tempos de crise. A empresa pretendida ofereceu uma oportunidade de crescimento profissional? O salário é melhor? A carga horária é menor? Este é um fator muito importante, pois se a resposta for o salário melhor, talvez você não esteja pronto para mudar de emprego. Claro que o dinheiro é importante, inclusive as pessoas trabalham para ter dinheiro, mas quando um profissional coloca ele acima de todas as outras coisas entra em ruína na sua carreira. Avalie suas motivações e sempre compare seu atual emprego com o emprego pretendido, avalie o seu objetivo profissional, as perspectivas para o futuro, os desafios, escopo do trabalho, oportunidades para aprendizado e crescimento, salário, localização e benefícios. Coloque tudo na ponta do lápis e veja o que é o melhor.

3. Qual o seu objetivo profissional? 

Antes de mudar de emprego, o profissional tem que avaliar aonde está e onde quer chegar. Traçar metas e avaliar se a mudança trará benefícios ou não. Pesquisar sobre a empresa que deseja se tornar parte também é importante. Avalie sobre os ganhos, sobre o que realmente importa em uma empresa. Qual é o ambiente profissional que você deseja?

4. Salário 

O salário é um dos fatores importantes, pois antes de trocar de emprego, o profissional tem que analisar as suas vantagens financeiras. O novo salário é igual ou melhor do que o antigo? É compatível com a nova função que será exercida? Além do salário, outros fatores financeiros devem ser levados em conta, tais como: vale-transporte, benefícios, plano de saúde, bônus, participações de lucro.

5. Local e Horas de trabalho 

Mudar de emprego significa ambiente novo, caminhos diferentes, novas regras. Você está preparado para isso? Uma das maiores mudanças é o deslocamento até o trabalho. É necessário avaliar a distância de casa até o trabalho, estacionamento, trânsito. Às vezes as pessoas são obrigadas a mudar de endereço, devido aos horários e a distância. É muito importante avaliar este fator e se for necessário mudar de casa, além do emprego, essa avaliação tem que ser minuciosa, pois serão duas grandes mudanças de uma só vez. Geralmente, quando um profissional muda de emprego, ele busca novos horizontes, avaliar o que a empresa espera pode ser um ótimo começo. Saber como será a jornada de trabalho, por exemplo, será essencial para uma decisão final.

Comentários