Quais as opções para substituir a carne vermelha?

A polícia federal denunciou a carne brasileira com a Operação Carne Fraca. O governo está apavorado e preocupado com os prejuízos que o país vai ter. As empresas citadas na operação são acusadas de mal processamento, utilização de carnes impróprias para o consumo e de corrupção.

legumes para substituir pela carne


Como acreditar em alguém numa hora dessas? O que as pessoas podem fazer? Temos que procurar uma alternativa, algo saudável e seguro para oferecer como alimento para as nossas famílias. Encontrar um substituto para a carne que não esteja contaminado e que cumpra as funções dela no nosso organismo. Nada melhor do que buscar uma alternativa vegana ou vegetariana neste momento de crise. A carne, principalmente a vermelha é rica em proteínas, vitamina B12, ferro que podem ser encontrados em outros alimentos, confira a importância de cada nutriente e onde encontrar:

Ferro
O ferro auxilia na produção das hemácias e transporta o oxigênio entre as células. Necessitamos do ferro encontrado na carne vermelha para a formação e conservação das nossas células vermelhas, a deficiência de ferro pode causar anemia. A principal fonte de ferro é a carne vermelha, por isso quando não a consumimos devemos usar complementos para absorver o máximo de ferro possível, acrescentando vitamina C na nossa alimentação. Além da carne vermelha, o ferro pode ser encontrado em leguminosas (feijão preto, fradinho, azuki, ervilha, lentilha, soja), vegetais verdes escuros, oleaginosas (castanhas em geral).

Vitamina B12
Outro nutriente essencial para a vida, principalmente para as crianças é a vitamina B12. Ela é necessária para a formação de células vermelhas do sangue, e a falta dela causa anemia perniciosa. Ela pode ser encontrada em complexos de vitamina B12, que deve ser receitado pelo médico e também na nossa alimentação em hortaliças, cereais enriquecidos, leite de soja enriquecido, suplementos e levedura nutritiva enriquecida.

Leia também:
 

Proteína
A proteína da carne é importante para o nosso sistema imunológico, a sua falta pode causar enfraquecimento de unhas e cabelos. Como o ferro e a vitamina B12, a proteína também é encontrada em grande quantidade na carne vermelha. Podemos substituir a carne por leguminosas, que possuem proteínas em menor quantia e pelo par perfeito arroz e feijão que é completo.

Aproveite esta crise para mudar os hábitos e consumir alimentos mais saudáveis, como frutas e verduras.