7 dicas para se sair bem na entrevista de emprego

Quando falamos de entrevistas de emprego, muitas vezes não imaginamos o quanto elas são importantes para o futuro profissional de uma pessoa. Fazer uma boa entrevista pode abrir portas em diversos lugares, pois mesmo que não conquiste o emprego na primeira, se a pessoa marcar a presença pode ser chamada posteriormente ou até mesmo ser indica para outro contratante. Para ser notado e deixar uma boa impressão existem alguns pontos fundamentais:

entrevista de emprego

Pontualidade

Um dos pontos mais altos da entrevista é a chegada, pois como diz o ditado:"A primeira impressão é a que fica". A pontualidade é importantíssima nesse caso, pois se você se atrasa para a entrevista, deixa claro para o entrevistador que este emprego não é tão importante assim.

Postura

Costas eretas, aperto de mão firme, voz audível e olhos nos olhos demonstram coragem e verdade. Além da postura corporal, tem ainda a postura profissional e ética. Evite falar mal do emprego ou empregador anterior, pois isso pode manchar o seu currículo.

Português fluente

Treine na frente do espelho. É normal ficar nervoso na entrevista de emprego, gaguejar um pouco tudo bem, mas cuidado com o “assassinato do Português”. Mantenha a calma e responda as perguntas corretamente, utilizando palavras conhecidas e corretas, nada de tentar uma palavra bonita que você não saiba o significado. Não se utilize de gírias ou frases de efeito.

Conversa formal

Mantenha a postura também na hora de falar, não tente ter uma conversa de amigos, use sempre o bom senso nos comentários de âmbito pessoal.

Não minta, nunca

A mentira é facilmente descoberta, mantenha coerência no que você fala e no que você faz. Hoje em dia as redes sociais tem sido investigadas para ver se as pessoas são quem realmente dizem ser.

Aparência adequada
É importante evitar abusos, decotes, peles a mostra, desleixo e maquiagens e perfumes fortes, pois pode ser bem marcante, mas negativamente. Mas como saber o que é estar bem apresentável? Vejamos algumas dicas para as mulheres e para os homens:

As mulheres:

  • Cabelo bem penteado, de preferência preso num rabo de cavalo;
  • Maquiagem leve;
  • Perfume leve;
  • Unhas bem feitas;
  • Joias e adereços discretos;
  • A roupa de estar passada e bem alinhada, deve estar de acordo com o local que você for procurar emprego. Por exemplo, se for procurar emprego como secretária, não vá de chinelo e bermuda, roupa que caí bem se você procurar emprego na praia.
Os homens:

  • Cabelo curto e penteado, se for comprido amarre num rabo de cavalo;
  • A barba deve ser bem feita;
  • Perfume e loção pós barba leves;
  • Unhas limpas e bem cortadas;
  • A roupa deve estar passada e bem alinhada. Nada de camiseta de física ou bermudões. Opte sempre pelo tradicional, camisa com jeans é o ideal.

Seja você mesmo

Não faça “tipo” ou personagem, seja verdadeiro e leal consigo, pois o entrevistador estará preparado para descobrir qualquer tipo de farsa nas suas respostas, geralmente estes profissionais são especialistas em ler a linguagem corporal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abacaxi com mel para gripe, tosse e pneumonia

5 dicas de como ser solidário nos dias de hoje

Como tirar manchas de caneta de calça jeans?