5 atividades gratuitas para se divertir com os filhos no verão

No verão coincide com as férias das crianças, mas nem sempre coincidem com o nosso dinheiro e com as nossas férias. Por esse motivo devemos fazer de cada tempo disponível um momento mágico. Não precisa ser nada tão grandioso, pois para as crianças o que mais vale é o tempo investido nelas do que o lugar propriamente dito.

criança na praia


Em vários lugares pelo Brasil encontramos lugares que podemos nos divertir sem nenhum gasto. Existem várias atividades que você pode fazer com seus filhos que são gratuitas.

Praia

Se você mora no litoral, por exemplo, pode ir na praia. É um lugar em que as crianças podem rir, gritar e pular, mas muito cuidado, pois o mar é muito perigoso. Para garantir um passeio gratuito em todos os sentidos faça um piquenique, leve água, lanche e brinquedos. As crianças vão adorar.

Horto florestal

Em algumas cidades existem os horto florestais. É um lugar cheio de natureza, árvores nativas e animais. Tem área de lazer, trilhas e áreas de piquenique. Além de passar um tempo com a família, você pode ainda conhecer plantas novas e ainda ganhar mudas de plantas frutíferas (na minha cidade é assim).

Pracinha

Toda cidade existe várias pracinhas espalhadas, algumas bem cuidadas e cercadas, outras nem tanto. Procure uma que esteja bem cuidada para não correr riscos de seus filhos de machucarem, leve lanche e deixe as crianças se divertirem. Você pode levar uma cadeira e até ler um livro ou brincar com as crianças, mas não tire os olhos delas.

Plante uma árvore

Se você tem um pátio grande ou apenas um pedacinho de terra plante alguma coisa com seus filhos. Pode ser uma mudinha de flor ou uma árvore. Ensine os seus filhos a terem respeito pela natureza e que os alimentos que eles consomem vem da terra. Você verá um novo brilho no olhar deles e sua casa vai ter mais verde. É uma experiência maravilhosa ver as crianças guardando as sementinhas para poder plantar. Confira aqui um tutorial de como fazer uma mudinha de maçã.

Assista um filme

Se você não quer sair de casa, prefere o conforto do sofá, então aposte na sessão cinema. Uma boa ideia é apresentar aos pequenos os clássicos da sua infância, aqueles que você adorava ver no cinema ou na Sessão da Tarde. Os meus favoritos são "Rei Leão", "Curtindo a vida adoidado", "De volta ao futuro", "Baby, um porquinho atrapalhado", etc.

Mais dicas sobre filmes:
Filmes para ver com as crianças
5 filmes que toda criança deveria ver

Aproveite os momentos juntos para curtir e aproveitar os seus filhos, pois eles crescerão rapidamente e irão curtir as férias com os amigos daqui uns anos e não irão mais precisar de você.

Comentários