7 perguntas sobre absorventes

Existem certos tabus na nossa vida, assuntos que não são permitidos nem nas rodinhas de amigos, nem com o parceiro. Não que todas as mulheres pensem assim, mas um desses tabus são os Absorventes. Nossa, como podemos ter tantas dúvidas sobre nosso companheiro de anos. Por esse motivo decidi escrever este post, para esclarecer algumas dúvidas. Confira:

7 perguntas sobre absorventes

1 - Existem quantos tipos de absorventes?

Os 4 mais conhecidos são: o protetor diário, o absorvente interno, o absorvente externo e o copo coletor.

Protetor diário
Embora algumas mulheres utilizem eles todos os dias, os ginecologistas não recomendam esta prática. Eles são ideais para o começo ou fim da menstruação, quando o fluxo está menos intenso. Nos demais dias deixe a região genital respirar.

Absorvente externo
Este tipo é o mais comum, podemos encontrar em qualquer mercadinho. Ele tem diversos tamanhos, intensidade e modelos (com ou sem abas). Tem para todas as necessidades e gostos.

Absorvente interno
Ele precisa de um post próprio só para explicar e tirar as dúvidas (já estou trabalhando nisso). Muitas mulheres gostariam de experimentar mas sofrem com receio. Ele é prático e pode ser usado com tranquilidade, basta ter os cuidados certos.

Coletor menstrual
Bom, este eu já fiz um post a parte. O coletor ou copinho menstrual é bem prático e parecido com o absorvente interno na colocação, mas ele tem pontos a mais pela sustentabilidade e economia.

Leia também:
O Dr. responde sobre coletor menstrual
Coletor Vaginal é uma opção sustentável

2 - Quanto tempo posso ficar com o mesmo absorvente? Eu corro riscos se ficar mais tempo que o permitido?

Tanto o absorvente interno quanto o externo e até mesmo o coletor deve ser trocados de quatro em quatro horas. Mas tudo depende do fluxo menstrual, pode ser trocado antes, mas nunca fique por mais de quatro horas. O maior risco é da proliferação de bactérias que podem causar uma infecção na região.

3 - O que são absorventes ecológicos?

Existem produtos como o coletor menstrual que evita a utilização dos absorventes que são ecologicamente corretos. Outro produto é um "absorvente reutilizável", é uma flanela que deve ser lavada após o uso.

4 - Como saber o tamanho certo do absorvente interno?

Esta é fácil, é só utilizar o mesmo método do absorvente externo, tudo de acordo com o fluxo menstrual (pequeno, médio ou forte). Para começar utilize um pequeno, se não for suficiente aumente.

5 - Não uso absorvente interno porque dói muito...

Doer não é normal. Quando o absorvente está bem colocado você nem sente. Eu gosto de comparar a lente de contato, quando está mal colocado causa incomodo e dor, mas se estiver direitinho não dá para sentir.

6 - Mulheres com candidíase podem utilizar absorvente interno?

As mulheres que são predispostas a infecções e alergias devem evitar os absorventes internos e com perfumes.

7 - Não gosto do odor da menstruação, posso usar absorventes perfumados para atenuar o cheiro?

O odor da menstruação é uma coisa que apenas nós mesmas sentimos, não há necessidade de se livrar dele. Além disso, absorventes perfumados são altamente alergênicos, então evite-os. Mas se te perturba demais, você tem duas opções: Utilizar os absorventes internos ou o coletor menstrual, pois eles mantem o fluxo longe do ar, isso evita os odores.

Comentários