Origem do Dia da Sogra - ou sobre sogras e cobras

Além do Dia da Educação, 28 de Brasil, é o Dia da Sogra. A data é comemorada todos os anos no Brasil, e muita gente nem se lembra dessa pessoa que é tão importante na vida delas. A verdade é que quase ninguém se dá conta de que, antes de tudo, a sogra é mãe e avó, e tal como ela se preocupa com o bem-estar dos seus filhos. Talvez aí esteja o motivo dessa complicada relação com os genros e noras e o fato da data passar quase sempre em branco. Por falar nisso: você sabe qual é a origem do dia da sogra?

Origrem do Dia da Sogra

Há muitas lendas por trás da origem do Dia da Sogra. Uma delas conta que tudo começou durante o governo do Presidente Jânio Quadros. Mais especificamente no ano de 1957 quando, no dia 28 de Abril daquele o então mandatário maior da nação, organizou um café da manhã especial para seus funcionários.

Até aí tudo bem. O problema começou depois que o presidente autorizou os funcionários a trazer suas esposas e sogras. A ordem, aparentemente, inocente deu origem a um grande desastre depois que um dos funcionários levou uma cobra para o tal café da manhã, causando um rebuliço daqueles.

Mas, afinal de contas, por que o sujeito fez uma coisa dessas? Tudo não passou de um mal entendido. O tal funcionário que levou a cobra era um estrangeiro, um britânico, para ser mais exato. Ele gostava muito desse tipo de animal rastejante e acabou arranjando uma "sucuri" de estimação.

No entanto, o sujeito não sabia pronunciar o nome correto do animal, e acabou chamando-o por um nome que lembrava a palavra sogra, sem saber exatamente o que significava. Então quando o Presidente disse que os funcionários podiam levar suas "sogras" na confraternização pensou que estava se referindo à sucuri.

Aí já era tarde. A confusão estava armada, e a história acabou se espalhando Brasil á fora. Assim, o fato curioso e pitoresco teria dado origem ao Dia da Sogra e, ao mesmo tempo, estabelecido a conexão entre cobras e sogras para sempre.

Comentários