Saiba mais sobre a pílula do dia seguinte

O uso desta pilula do dia seguinte deve ser feito apenas em casos extremos (de camisinha que estourou ou abuso/violência sexual). Não se deve fazer o uso indiscriminado, pois pode acarretar em riscos para a saúde da mulher. Muitas mulheres estão usando este tipo de método quase que diariamente, isso é muito perigoso, pois ela contém uma concentração muito elevada de hormônios e pode fazer muito mal. Veja algumas dicas para utilizar este contraceptivo sem por em risco a sua vida:
pílula do dia seguinte

Use apenas em caso de extrema urgência
Você esqueceu de tomar seu anticoncepcional, a camisinha furou, ou foi vítima de violência sexual. Ok, você pode usar um comprimido. Mas lembre-se: A pílula do dia seguinte não deve ser usada como anticoncepcional normal e, muito menos, em substituição à camisinha.

Se eu usar muito ela pode falhar
Se você tomar todos os dias ou por várias vezes num curto prazo de tempo ela pode falhar e você irá engravidar.

Efeitos colaterais
Ela pode causar:
  • Dores de cabeça
  • Alteração no ciclo menstrual
  • Enjoos
Para o efeito ser o esperado
O efeito é de até 72 horas depois da transa. Se usar nas primeiras 24 horas, o risco de gravidez é de 5%. Após 48 horas, sobe para 15% e, em três dias, 40%. São dois comprimidos: um para tomar nas primeiras 24 horas e outro 12 horas após o primeiro.

Leia também:
10 perguntas sobre anticoncepcional que você deveria fazer para o ginecologista 
Anticoncepcional: É mito ou verdade? 
Anticoncepcional que acaba com TPM e deixa a mulher mais tarada 

Como e onde comprar? Qual o preço?
Você compra nas farmácias, assim como os anticoncepcionais normais. Esse medicamento é vendido com preço entre R$ 15 e R$ 20.

Contraindicação:
  • Diabetes
  • Problemas cardíacos
  • Circulatórios
  • Hipertensão. 
Mulheres que estão tomando antibióticos ou calmantes devem procurar orientação médica antes da ingestão da pílula porque o risco de gravidez nesses casos aumenta para até 22%.

Comentários