Autoexames podem salvar a sua vida

Desde o nascimento, quando vamos ao médico, nós somos examinados e tocados. Quando crescemos as visitas médicas se tornam raras colocando em risco nossa saúde. Ouvimos todos os dias a necessidade de um diagnóstico precoce para a cura em casos de câncer, tireoide ou doenças da pele. De acordo com as estatísticas essas são as doenças que mais acometem as mulheres, por isso o Mulher+ se dedicou a esse post para ensinar como fazer um autoexame dessas três doenças:

Tireoide

O que procurar: inchaços ou saliências na área da garganta.
Como examinar: com um espelho na mão observe o pescoço na região abaixo do pomo de Adão, é onde se localiza a glândula da tireoide  Procure algum nódulo, saliência ou inchaço. Ainda com o espelho, incline a cabeça para trás e beba um gole d'água para a glândula suba e desça, sempre procurando alguma alteração. A glândula tem o formato de borboleta.

tireoide

Doenças da pele

O que procurar: sinais que mudaram de cor ou tamanho, feridas que não cicatrizam, manchas que coçam, descamam.
Como examinar: na frente do espelho analise ponto a ponto. Braços, mãos, ante-braços, pernas, costas, rosto. Tudo mesmo, tim tim por tim tim. Examine a sola dos pés, entre os dedos, com auxilio de um espelho olhe o couro cabeludo.
pele

Mamas

O que procurar: alterações nos mamilos e nódulos.
Como examinar: com a mão direita apalpe a mama esquerda e vice-versa. Apalpe, sinta se há algum caroço, nódulo, ou alteração. A melhor época são sete dias do inicio menstrual, pois seus seios estão menos doloridos. Aperte o bico do seio para ver se sai alguma secreção. Faca o autoexame deitada com os braços atrás da cabeça. De pé em frente do espelho procure alterações.

auto exame da mama


Comentários