Proteja a Natureza com a limpeza verde: soluções ecológicas para manter a casa limpa

Existem muitos métodos naturais e ecologicamente corretos para manter a casa limpa e perfumada, sem agredir a natureza e prejudicar a saúde da família. Alguns desses métodos fazem uso de produtos naturais, encontrados em qualquer supermercado, como bicarbonato de sódio, vinagre, limão, sal, entre outros. Existem também os produtos de limpeza verde, confeccionados por empresas com responsabilidades ecológicas, que não utilizam derivados do petróleo ou outros produtos químicos. Umas dessas empresas é a Cassiopeia Brasil, representada nesta matéria por sua proprietária Becky Weltzen. Para dar algumas dicas e falar sobre esses produtos ecologicamente corretos conversamos com a bióloga Fabíola Frank, responsável pelo departamento de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Grupo Fênix de Educação.

natureza

A maioria dos produtos de limpeza são poluentes, até mesmo aqueles que se dizem biodegradáveis e amigos da natureza. "Muitas empresas se aproveitam da falta de informação e divulgam seus produtos como sendo naturais ou biodegradáveis, o que não é verdade", alerta Becky Weltzen.

Produtos atóxicos e naturais como o vinagre, o bicarbonato e o azeite de oliva podem ser de grande utilidade na limpeza de casa. A seguir a bióloga Fabíola Frank dá algumas dicas:


- Para remover manchas de ferrugem utilize limão, passando sobre a mancha;
- Lustra móveis natural: utilize óleos vegetais (ex.:girassol, e azeite) que darão o mesmo efeito;
- O bicarbonato de sódio é utilizado pelos tailandeses na limpeza da pia de cozinha e até banheiros, também podendo ser utilizado dentro da geladeira para retirada de odores;
- Para limpar rejuntes de azulejo ou pisos misture algumas gotinhas de limão com bicarbonato de sódio, fazendo uma pasta e passando no local a ser limpo;
- O vinagre pode ser utilizado para retirar odores e como substituição de amaciantes, colocando um copo no final da lavagem a roupa fica macia;

- O sal de cozinha pode ser um grande aliado para dar aquele brilho em panelas e talheres;
- Para manter a casa perfumada espalhe casca de limão e laranja em vidrinhos, isso dará um cheirinho de casa limpa;
- Cravos e canelas também servem para perfumar a casa, espalhe vidrinhos com os condimentos;
- O sal e o bicarbonato de sódio podem ter a função de retirar odores da casa, porém estes não dão cheiro de casa limpa.
- A citronela, além de ser um repelente natural contra insetos, pode ser utilizada para perfumar a casa. Em algumas receitas, podem ser colocados às cascas de frutas cítricas, cravos e canelas durante a limpeza e obter mesmo o efeito de cheirinho pela casa.

Economize água!
Mas pouco adianta comprar produtos de limpeza verde e esquecer de economizar a água. As especialistas dão dicas de como reaproveitá-la para a limpeza se tornar totalmente verde: "Uma das formas de reaproveitamento da água utilizada na limpeza dentro de casa, é usá-la na lavagem de calçadas e pisos", explica a bióloga Fabíola Frank. E complementa: "quando utilizamos produtos como limão, bicarbonato de sódio, vinagre e sal, podemos diluir com um pouco mais de água e regar jardins e árvores. Outra maneira de reuso é na descarga de vasos sanitários".

A água que escoa da máquina de lavar roupas também pode ser aproveitada, como sugere Becky Weltzen, da Cassiopeia: "Em vez de deixar a água ir embora cano abaixo, podemos facilmente retirar o cano sanfonado do buraco de escoamento e colocá-lo dentro de um balde ou bacia grandes e deixar que aquela água que seria desperdiçada seja armazenada para uma outra atividade como na limpeza da casa, lavar o quintal, lavar tapetes ou sapatos e outras inúmeras coisas".

Comentários