Quais os cuidados necessários para ter um jardim bonito?

jardimQuem tem um belo jardim e quer que ele continue assim neste verão e, quem sabe, também no inverno, deve ter alguns cuidados. Para falar sobre como manter seu jardim bonito, vistoso e livre das pragas conversamos com a paisagista e design de interiores, Vivian Perazzio, sócia da Bem Verde Horta e Jardim e a paisagista Ameres Lamotte , formada pelo IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo).

"A manutenção malfeita ou por pessoa que não tem qualificação pode arrasar um jardim. Não se deve descuidar das podas, controle de pragas e adubação", informa a paisagista Vivian Perazzio. Mas isso não é suficiente para suprir as necessidades que as plantas tem. Segundo a paisagista Ameres Lamotte "para que as plantas fiquem saudáveis e, consequentemente, vistosas temos que ficar atentos às regas periódicas, aos nutrientes que determinadas plantas precisam para se desenvolverem e observar se a iluminação está adequada, assim como a temperatura que a planta sofre ao ficar exposta, ou não, ao sol".

Na manutenção periódica do jardim é necessário realizar podas, retirada de ervas daninhas e a fazer a remoção de folhas secas e flores que já desabrocharam e murcharam. Outro fator importante é quanto aos nutrientes, conforme explica a paisagista Ameres Lamotte: "A reposição dos nutrientes das plantas se dá através dos diversos adubos disponíveis no mercado, alguns deles são: húmus, farinha de ossos, torta de mamona, compostos químicos e substratos".

Essa reposição e adubação tem dia e hora marcada, segundo Lamotte, para que as plantas tenham uma bela floração. E ela explica que deve-se iniciar os cuidados antes da primavera: "no começo da estação que se dá a primeira adubação de reposição e a segunda deve ocorrer no último mês do verão, início de março. Esta última se faz presente para suprir as energias gastas com as brotações e para garantir a reserva de energia para a estação do outono e perdurar até o inverno, quando o metabolismo da planta fica mais lento com a sua dormência neste período".

Os produtos necessários para a adubação e manutenção das plantas são facilmente encontrados em lojas especializadas. De acordo com a Ameres Lamotte, o modo de usar e as proporções são encontradas no rótulo do produto. "O fabricante explica como utilizá-lo, mencionando as quantidades necessárias. É conveniente seguir corretamente as indicações para que não haja prejuízo das plantas por excesso ou falta do produto", esclarece.
Segundo Lamotte a troca de vasos também é importante, pois "caso a raiz se enovele ou devido à falta de espaço, é necessário trocar a terra e até mesmo de vaso, para o seu desenvolvimento pleno". E complementa: "este cuidado é necessário, pois temos que oferecer às plantas tudo o que a natureza se incumbiria de fornecer espontaneamente: água, alimento, abrigo e proteção. O ambiente das 'novas' plantas ornamentais adquiridas deve ser o máximo parecido com o seu habitat natural".

Como evitar pragas e bichos no jardim
Mas nem tudo são flores, pois junto com um belo jardim podemos encontrar as indesejáveis pragas e bichos. Certas pragas podem destruir um jardim inteiro, além de infestar a casa. Um dica da paisagista Ameres Lamotte é ficar atenta às mudas que está adquirindo para não trazer algo indesejável logo de cara, como pragas e doenças. "Analise a muda que for comprar, pois certas doenças podem ser vistas pelo aspecto geral da planta (folhas amareladas, ferrugem, folhas furadas, ramos sem brotos, etc.)".

Segundo Vivian Perazzio é importante distinguir entre os insetos e as pragas. "Os insetos fazem parte do ecossistema, muitos perdem o controle pela falta dos predadores naturais como sapos, lagartixas, joaninhas. Não confundir pragas com insetos e pequenos animaizinhos que são necessários".

A sabedoria da natureza se encarrega de proteger as plantas através do equilíbrio ecológico e quando utilizamos pesticidas de forma indiscriminadas podemos eliminar insetos que se alimentam de outros insetos e que são inimigos naturais das "pragas" e, assim, rompendo o equilíbrio natural. "A vinda de insetos, aranhas, formigas, lesmas, cupins, lagartas, pulgões e cochonilhas ocorre pela procura deles por alimento nas plantas. Deve-se observar diariamente o jardim para que se consiga identificar de início a vinda destas pragas e tomar as providências necessárias, antes de uma infestação", sugere Ameres Lamotte.

Além disso ela explica que os insetos e as pragas não são os únicos inimigos de um jardim bonito. "Existem doenças fúngicas, bacterioses e viroses que chegam pelo ar ou por excesso de água, alterações de temperatura, umidade. Enfim, há vários aspectos que podemos observar e tentar minimizar para contribuir para a saúde das plantas".

Controle de pragas
Para a paisagista Vivian Perazzio "existem receitas eficazes que pode ser encontrado na internet para controle de pragas. Pragas são: fungos, lagartas, caracóis, cochonilhas, mosca minadora cochonilha de carapaça, entre outros". Mas em casos extremos de infestações de pragas ou doenças.

Sobre isso Ameres Lamotte alerta: "Dependendo da gravidade da infestação, se faz necessária a interferência de um profissional da área, um agrônomo, por exemplo. Até porque este terá que emitir um receituário para a compra do produto e deverá ministrar a sua aplicação. Há necessidade de equipamentos de segurança para as aplicações e verificação da proteção da família e animais de estimação no local". Segundo a paisagista existem plantas que repelem insetos e possuem substâncias que podem ser utilizadas no controle de pragas e doenças. São elas:

- Gerânio: afasta insetos em geral e pulgões;
- Hortelã: evita formigas;
- Gergelim: combate à formiga saúva;
- Capuchinhas: combate pulgões;
- Pinhão do Paraguai: repele insetos, e tem ação bactericida e fungicida;
- Ervas como manjerona, tomilho e camomila são repelentes para lagartas.
Existem ainda, macerados de plantas e caldas que ajudam também:
- Macerado de alho/urtiga: contra pulgões;
- Extrato de cebola e cebolinha: doenças fúngicas:
- Suco de cebola com hortelã: contra podridão das folhas ou ferrugem.

As paisagistas passaram algumas receitas caseiras que também podem ajudar a combater as pragas:

Calda de fumo
Ingredientes:
- 100 gramas de fumo-de-corda;
- 1/2 litro de álcool;
- 1/2 litro de água;
- 100 gramas de sabão em pedra neutro.
Preparo:
Misture o fumo cortado em pedacinhos com o álcool. Acrescente a água e deixe a mistura curtir por aproximadamente 15 dias. Após este período, corte o sabão em pedaços pequenos e dissolva-o em 10 litros de água. Misture o sabão à calda de fumo curtida. Em áreas com ataques muito intensos, pulverize a mistura diretamente sobre as plantas. Caso a infestação ainda seja pequena, dilua o preparo em até 20 litros de água limpa antes da pulverização. As aplicações devem ser feitas em períodos de sol ameno. Uma dose tende a resolver o problema, caso os bichinhos não desapareçam, porém, vale borrifar as plantas atacadas uma vez por semana, até que a infestação acabe.

Chá de Sabão
Ingredientes:
- 2 colheres de sabão de coco em pedra
- 1 litro de água
Preparo:
Raspe o sabão de coco e dissolva na água. Pulverize sobre toda a planta a intervalos de 3 ou 4 dias até que a praga seja controlada (geralmente, são necessárias 3 ou 4 aplicações).
"Para uma maior eficiência dos produtos, faça uma quantidade que possa ser utilizada de uma vez só, em 24 horas no máximo. Pulverize nas primeiras ou últimas horas do dia, em dias claros, sem vento e dirigida ao local onde estão as pragas", finaliza Ameres Lamotte.

Comentários