Hemorroidas: Tire suas dúvidas

pomada para hemorroidasMuitas pessoas sofrem com elas e nem sabem, outras sabem mais por vergonha não falam que tem. Estou falando das hemorroidas, dor anal, dor ao defecar, sangramento. Pois é, você não está sozinho, cerca de 50% da população sofre com hemorroidas. Mas porque? O que é? Como tratar? Para responder estas perguntas conversamos com o proctologista do Hospital Adventista Silvestre, Marcelo Barbosa.

O proctologista inicia nos dizendo o que é Hemorroidas "é a inflamação de uma ou de um conjunto de veias situadas na submucosa da parte inferior do reto e superior do canal anal". Estas varizes podem causar pruridos e são a causa mais freqüente das hemorragias anais.

Quando o paciente se depara com uma crise de hemorroida, principalmente quando ocorre dor e sangramento, ele costuma se apavorar. Na maioria das vezes é possível resolver o problema através de um tratamento clínico e em poucos dias ele volta a ter uma vida normal desde que siga à risca a dieta e o tratamento indicado.

As hemorroidas possuem vários estágios, conforme esclarece o dr. Marcelo: "As hemorroidas podem ser de primeiro, segundo terceiro e quarto grau, além de internas e externas". Elas aparecem mais em homens do que em mulheres.



Veja algumas questões que o proctologista nos respondeu:

Como evitar as hemorroidas?
Dr. Marcelo: Para evitar as hemorroidas é importante fazer exercícios físicos com regularidade, ter uma alimentação rica em fibras e boa ingestão de líquidos, além de evitar o esforço evacuatório, que é a principal causa do surgimento das hemorroidas.

Quais tratamentos recomendados?
Dr. Marcelo: O tratamento clínico é indicado para hemorroidas de primeiro e segundo grau; Ligadura elástica em casos de hemorroida de segundo e terceiro grau, tratamento cirúrgico em casos de hemorroidas de terceiro e quarto grau nas técnicas de Milligam Morgan Ferguson, PPH e THD e TST.

Existe algum tratamento ou procedimento caseiro?
Dr. Marcelo: No caso da hemorroida de primeiro e segundo grau é possível sanar o problema através da ingestão de liquido, alimentação rica em fibras, banho de assento com água quente no caso de formação de edema e de água gelada no caso de sangramento.

Os alimentos influenciam que a pessoa venha a ter hemorroidas?
Dr. Marcelo: Sim, principalmente quando há uma ingestão grande de alimentos condimentados e uso abusivo do álcool.

O proctologista alerta: "Nem todo sangramento anal é proveniente da hemorroida. É importante verificar sua origem através de um bom exame proctológico e, em muitos casos, a realização de uma colonoscopia investigativa".

Comentários