Anticoncepcional: É Mito ou Verdade?

Entre os diversos métodos anticoncepcionais a pílula é a mais utilizada pelas mulheres. Embora a camisinha seja essencial, muito casais optam pelo uso exclusivo do anticoncepcional. Muitas mulheres não se adaptam bem com um determinado produto, mas, conforme escrevi numa matéria anterior, existem vários tipos, com dosagens diversas, um para cada tipo de mulher.

pílula anticoncepcional
O indicado é procurar um ginecologista e tirar as dúvidas e descobrir qual é a pílula que se encaixa no seu perfil. Mas existem algumas dúvidas que não temos coragem ou achamos bobagem de perguntar ao médico e que são essenciais para nossa vida, principalmente afetiva e sexual.

Essa matéria é "autobiográfica e autodidata", então não fui ao médico, simplesmente fui analisando o meu comportamento e aqui estamos para algumas perguntas que já vi amigas fazerem e eu mesma já me fiz:

O anticoncepcional diminui a libido?

Verdade. Vamos começar lá do começo. Quando a gente começa a vida sexual (no meu caso 16 anos) existe um fogo que parece não apagar. Nesta fase, geralmente, não usamos a pílula, correto? Então procuramos um ginecologista e adotamos o método. Aquela necessidade de transar parece que diminui e diminui mesmo. Ás vezes pensamos que é a rotina, ou até mesmo culpamos o parceiro.

O relacionamento se desgasta e acaba. Você para de tomar o remédio, pois não tem mais um parceiro e lá vem aquele desejo incontrolável. Conhece outro cara e tudo fica maravilhoso, é o homem da sua vida. Procura o ginecologista e volta a tomar anticoncepcional. O amor continua, mas o desejo se torna quase uma obrigação, e então o relacionamento se desgasta. Isso pode virar um círculo vicioso. 

Explicação médica: "A testosterona é o principal hormônio responsável pelo desejo sexual, mas o estrogênio também tem influência na libido. Algumas pílulas anticoncepcionais tem o poder de diminuir a ação da testosterona, e podem levar a diminuição do desejo sexual", ginecologista Caroline Alexandra Pereira, da Clínica BMS em entrevista a Nathália Tourais.

Leia também:
10 perguntas sobre anticoncepcional que você deve fazer ao ginecologista
Anticoncepcionais e suas indicações
Anticoncepcional dos sonhos: acaba com TPM e deixa mulher tarada

O anticoncepcional deixa a mulher estéril

Mito. Muitas mulheres pensam nessa possibilidade, inclusive eu já pensei. Antes de ter a minha filha, eu tomei anticoncepcional durante 6 anos, direto sem falhar nenhum dia, parei de tomar o remédio e em dois meses estava grávida. Hoje, dez anos depois, estou fazendo uma nova tentativa de engravidar e está um pouco mais difícil. Tomo anticoncepcional a quatro anos direto e parei fazem 9 meses e ainda não consegui.
Explicação médica: "O retorno à fertilidade após o uso de pílulas anticoncepcionais hormonais orais, em geral, é imediato, tanto que quando a mulher faz o uso irregular e se esquece de tomar uma ou mais pílulas ao longo do mês já há aumento no risco de gestação", diz a ginecologista Caroline Alexandra Pereira, da Clínica BMS em entrevista a Nathália Tourais. O que pode acontecer com o uso da pílula é ter os sintomas de doenças, como miomas e endometriose, mascarados e isso sim pode dificultar a gravidez.

Tomar outros medicamentos enquanto eu tomo a pílula pode cortar o efeito?

Verdade. Embora eu nunca tenha tido problemas com a mistura, já ouvi casos de mulheres que tiveram trombose por conta disso e outras já engravidaram. O ideal é procurar o ginecologista ou perguntar ao médico que está lhe atendendo se pode tomar com anticoncepcional.
Explicação médica: Alguns antibióticos, anticonvulsivantes e antidepressivos. E se tiver uma crise de vômitos ou diarreia pode ser que o organismo tenha dificuldade de absorção. Outros remédios podem até causar


Tomar anticoncepcional engorda?

Mito. Eu engordei depois que comecei a utilizar o anticoncepcional, mas embora isto tenha acontecido, depois que parei de utilizá-lo eu não emagreci. Talvez não tenha relação com o uso do contraceptivo, mas sim, pela idade, propensão genética entre outras coisas.

Explicação médica: Embora algumas mulheres que tomam a pílula tenham relatado aumento de peso, é muito duvidoso que isto possa ser atribuído à pílula. Entretanto, com algumas pílulas você poderia aumentar de peso quando começar a tomá-las, devido à retenção de líquido. Mas atualmente existem pílulas que podem evitar esta retenção de líquido até certo ponto. Fonte Viva sua Vida.

A pílula é extremamente confiável?

Verdade. Com a minha experiência não. Considere que o medicamento é 99,99% confiável, então ele não é 100%. E foi aí, neste 0,01% que minha mãe engravidou do segundo filho tomando anticoncepcional. E ela não é um caso isolado, existem milhares de mulheres que engravidaram utilizando o método. O ginecologista afirmam que as pacientes devem ter esquecido de alguma pílula ou tomado em horário diferente.

Explicação médica: A pílula é uma das formas mais eficazes de contracepção, oferecendo grau muito elevado de proteção contra gravidez, quando tomada de acordo com as instruções. Mas deve ser tomada todos os dias, no mesmo horário, usada conforme a bula manda, para obter o resultado esperado.  Fonte Viva sua Vida.







Comentários