Era digital: os professores estão preparados?

A poucos dias falei sobre a era digital nas escolas e de como isso pode ser produtivo, porém uma matéria que li na Folha S.Paulo me deixou um pouco confusa. A chamada da matéria diz "Ferramenta digital só funciona se professor conhecê-la, diz filósofo". Isto é mais do que certo, como poderemos ensinar alguém se a gente não souber. A tecnologia é um lugar comum para os jovens, para a chamada Geração Y, mas para os professores, que em sua maioria não tiveram esta educação e que são mais velhos, uma ou duas gerações atrás, como será este aprendizado. O filósofo, Pierre Lévy, acredita que tais ferramentas poderão prejudicar o aprendizado se não forem bem utilizadas.
Era digital: os professores estão preparados?



Na minha leiga opinião, os professores devem ter cursos e fazer aperfeiçoamentos na área da tecnologia. Pois não basta o governo investir em tecnologias e aparelhos de última geração, se os principais usuários não vão saber utilizar. Segundo vi na escola em que minha filha estuda, os professores estão um pouco assustados com o Projeto Maré Digital, o que é totalmente aceitável, pois a maioria conheceu o mimeógrafo e a coisa mais incrível que existia na minha época de escola, lá nos meados dos anos 90, era o retroprojetor, que muitas das minhas professoras não sabia utilizar.

Mas o avanço tecnológico é mais do que necessário, mas não indispensável , o que é indispensável são professores bem acessorados, com os salários em dia, com competência, e autoridade para fazer dos pequenos projetos de gente, adultos responsáveis e com valores. É na escola onde se aprende muitas coisas, pois aos 6 ou 7 anos, idade que a maioria entra na escola, o senso e o caráter ainda estão sendo formados.

Devemos ter em mente, que nem a escola e nem os professores estão lá, para educar o seu filho e sim para ensinar, outra coisa é que o professor não pode sozinho, você tem que apóia-lo, tento participação ativa no dia-a-dia escolar do seu filho. Ajudando ele em casa com tarefas e cobrando atitudes corretas na sala de aula.

No caso da educação não nada mais eficaz do que o trabalho em conjunto, família e escola. Veja bem, um professor tem que cuidar de 25 a 30 crianças, dentro de uma sala fechada, ensinar e controlar, se coloque no lugar destes heróis da educação. Muitas mães tem um ou dois filhos e as vezes se vêem loucas , imagine se você tivesse que enfrentar estas ferinhas todos os dias, com temperamentos e educação diferente, é dura a vida de professor.


Maria Amélia Jaques Dias

Comentários